Livresco’s Weblog

O que vou lendo por ai…

Banco de Portugal tem indícios de fraude no BPN desde 2002, diz Nuno Melo

O Governador do Banco de Portugal começou a ser ouvido na Comissão de Inquérito Parlamentar ao caso BPN, que questiona se o supervisor teve conhecimento de irregularidades no banco e as bases em que recomendou a nacionalização da instituição.

O governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, tem defendido que os problemas com o Banco Insular e com o balcão virtual, que deram origem às perdas e à situação que levou à nacionalização do Banco Português de Negócios (BPN) são “impossíveis de detectar pelos métodos normais” de supervisão.

O deputado Nuno Melo, do CDS-PP, disse no início dos trabalhos que o Banco de Portugal tem desde 2002 indícios de fraude no banco.

“O BPN não é só o Banco Insular”, disse Nuno Melo, referindo-se ao banco cabo-verdiano que a administração do banco que se seguiu a Oliveira e Costa admitiu pertencer ao BPN.

Nuno Melo voltou a criticar o que considerou a ser a atitude pouco colaborante do Banco de Portugal com a comissão de inquérito.

“Não considero aceitável que este parlamento tenha nacionalizado um banco que custaria 700 milhões de euros e que já vai em 2.500 milhões de euros”, disse Nuno Melo, acrescentando que “o Parlamento tinha o direito de solicitar a colaboração do supervisor “.

Nuno Melo afirmou que é de repudiar “que o Banco de Portugal tenha recusado documentos de que a comissão tem necessidade e que não estão debaixo de segredo bancário”.

Ao longo dos quase oito meses de trabalho da comissão de inquérito, os deputados pediram ao Banco de Portugal diversa documentação, que o supervisor recusou, escudando-se no sigilo bancário.

Fonte: Jornal de Notícias de 08.06.2009

08/06/2009 - Posted by | Política: notícias | , ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: