Livresco’s Weblog

O que vou lendo por ai…

Investigadores do IPATIMUP -Equipa com investigadores portugueses dá passo em frente no conhecimento do cancro do estômago

Um estudo internacional, no qual participaram investigadores do Instituto de Patologia e Imunologia da Universidade do Porto (IPATIMUP), deu mais uns passos no conhecimento e tratamento do cancro do estômago, ao perceber como se comporta uma bactéria que provoca a doença.

“A helicobacter pylori é um carcinogénio muito importante no cancro do estômago. Com este estudo, conseguimos ter conhecimento biológico sobre o processo de mutação das células, percebendo como a bactéria helicobacter pylori é capaz de transformar uma célula normal numa célula maligna. Ao sabermos isto, conseguimos abordar melhor a doença do ponto de vista terapêutico”, explicou hoje à Lusa Raquel Seruca, investigadora do IPATIMUP.

O instituto da Universidade do Porto participou no estudo em parceria com a Roskilde University, na Dinamarca, e o Institute Pasteur, em França, com o objectivo de “tentar perceber de que forma a infecção provocada por esta bactéria é capaz de introduzir alterações no núcleo das células do hospedeiro”, afirma a cientista.

O conhecimento possibilitado por este estudo, publicado na revista “Clinical Cancer Research” de Maio, é particularmente útil no caso de doentes com resistência aos antibióticos usados para atacar a helicobacter pylori.

“Este conhecimento é mais importante para os doentes mais resistentes aos antibióticos ou com maior recorrência de infecções”, observa Raquel Seruca.

Nesta investigação, os cientistas perceberam que, em ambiente “in vitro”, a helicobacter “era capaz de alterar a forma como os genes do núcleo do hospedeiro funcionam” e que é responsável pelo “aumento da taxa de alterações da própria mitocondria da célula do hospedeiro”.

Esta é a “grande novidade” deste artigo científico, diz a investigadora.

Estas conclusões foram, depois, “validadas” nos tecidos de doentes com cancros gástricos ou com lesões no estomâgo (gastrites, por exemplo).

A infecção pela helicobacter pylori é considerada um dos mais importantes factores de risco dos cancros de estômago (65 por cento dos casos estão relacionados com a bactéria).

Fonte: Público de 10.05.2009

10/05/2009 - Posted by | Saúde: notícias | ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: