Livresco’s Weblog

O que vou lendo por ai…

Armando Esteves Pereira: O golpe do BPN

O caso BPN arrisca-se a ser um buraco sem fundo para os contribuintes. As imparidades, os prejuízos de actividade e as necessidades de capital injectado pela Caixa Geral de Depósitos elevarão a factura acima dos dois mil milhões de euros.

Oliveira e Costa é até agora o único detido. E se acreditarmos nas declarações dos seus mais directos colaboradores na comissão parlamentar de inquérito, o ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais é um verdadeiro génio malévolo.

Oliveira e Costa merece um lugar de destaque na lista de autores de maiores golpes financeiros do Mundo, maior ainda do que Madoff, dado que os custos do BPN no PIB português não andarão longe de 1,5%, enquanto os cinquenta mil milhões de dólares de Madoff pesam muito menos no PIB americano. É difícil acreditar na ingenuidade de homens de vasto currículo que só cumpriam ordens de um todo-poderoso presidente.

Ex-ministros, gestores de prestígio, com influência social, reduzidos ao papel de simples executores de tarefas, parece uma história digna de conto de fadas. Apesar dos lapsos de memória de alguns ex-colaboradores de Oliveira e Costa, esta comissão de inquérito tem feito um excelente trabalho. Pelo menos agora os portugueses ficaram a saber mais sobre os negócios absurdos que terão de pagar.

Fonte: Correio da Manhã de 06.05.2009

Anúncios

06/05/2009 - Posted by | Política: artigos de opinião | , ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: