Livresco’s Weblog

O que vou lendo por ai…

O fascismo está de volta – não abram os olhos que não é preciso!: ERC – Aprecia queixas sobre ‘jornal nacional de 6.ª’ da TVI “Nenhuma notícia foi desmentida”

Manuela Moura Guedes, jornalista e coordenadora do 'Jornal Nacional de 6ª' da TVI
Manuela Moura Guedes, jornalista e coordenadora do ‘Jornal Nacional de 6ª’ da TVI

É extraordinário. É a primeira vez que vejo um comunicado da ERC a dizer que está a apreciar queixas sobre um jornal. E a uma quinta-feira. Curioso.” É assim que Manuela Moura Guedes reage ao comunicado emitido ontem pela Entidade Reguladora, intitulado ‘ERC Aprecia Queixas sobre Jornal Nacional da TVI’.

“É ridículo, mas grave. A ERC deve ter queixas de outros jornais, mas não emite comunicados. Este é original” sublinha a coordenadora do ‘Jornal Nacional de 6ª’. Manuela Moura Guedes desconhece a origem das queixas, mas diz que, “desde o congresso do PS [de 27 de Fevereiro a 1 de Março], vários membros do partido, numa estratégia política, se lembraram de eleger um jornal e o director de um canal como autores da ‘campanha negra'”.

O CM apurou que as queixas na ERC se referem ao ‘Jornal Nacional de 6ª’ de 13 de Fevereiro, e foram apresentadas por quatro cidadãos “que se dizem indignados com a forma como o primeiro-ministro foi tratado”. A ERC já fez o pedido de contraditório à TVI. O comunicado refere que as queixas “têm como objecto a alegada violação de princípios éticos ou legais por parte da TVI”, no citado jornal.

“Até agora nenhuma notícia nossa foi desmentida”, frisa Moura Guedes. “Mas se o quiserem fazer aceitem vir ao jornal. Até hoje nenhum membro do Governo aceitou vir esclarecer os portugueses. Ainda recentemente o procurador foi à RTP e à SIC e disse não poder vir ao meu jornal. Nem as ministras da Saúde e da Educação. Nunca têm agenda ou disponibilidade. Só espero que a ERC não venha dizer que há falta de pluralismo. Membros da Oposição aceitam vir e do PS não. Nem o primeiro-ministro. Este jornal fala verdade e a prova é que tem sido o favorito dos portugueses.”

NOTICIÁRIO LÍDER DE AUDIÊNCIA

O ‘Jornal Nacional de 6ª Feira’, TVI, de dia 13 de Fevereiro foi o noticiário mais visto na semana de 9 a 15 de Março. Nesse dia, o jornal apresentado por Manuela Moura Guedes registou uma audiência de 13,8% (correspondente a 1 304 700 telespectadores) e um share de 33,1%. Na mesma semana, o melhor ‘Jornal Nacional’ (TVI) teve 13,1% de audiência e 31,8% de share. O ‘Telejornal’, RTP 1, mais visto nessa semana registou 13% de audiência e 31,9% de share e o melhor ‘Jornal da Noite’, SIC, teve 11,6% de audiência e 28,1% de share.

Fonte: Correio da Manhã de 20.03.2009

Anúncios

20/03/2009 - Posted by | Política: notícias | ,

1 Comentário »

  1. Vale a pena ler o artigo de Pacheco Pereira, no “Público” de hoje.

    Comentar por rita | 21/03/2009 | Responder


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: