Livresco’s Weblog

O que vou lendo por ai…

Parlamento: Rui Pedras ouvido na comissão de inquérito – Caso BPN é pior do que Madoff

O actual administrador do Banco Português de Negócios (BPN) – que chegou ao banco pela mão de Miguel Cadilhe e foi reconduzido após a nacionalização – Rui Pedras, admitiu ontem que “a fraude do Madoff, em termos comparativos, é consideravelmente inferior à do BPN”.

Só em Portugal o esquema fraudulento levado a cabo por Bernard Madoff desencadeou perdas no valor de 96 milhões de euros. A nível mundial, esse valor poderá ultrapassar os 38 mil milhões. Ainda assim, o actual administrador do BPN entende que assumem maior gravidade as imparidades já apuradas de 1,8 mil milhões, pois trata-se de ‘um banco de pequena dimensão a absorver mais de um por cento do PIB’.

Na Comissão de Inquérito ao BPN, Rui Pedras considerou que as irregularidades detectadas constituem uma ‘megafraude’ e admitiu que o sucesso do plano apresentado por Miguel Cadilhe para recuperar a instituição, o qual subscreveu, seria ‘provavelmente impossível’. ‘Era muito difícil que o banco conseguisse gerar resultados que compensassem estas perdas.’

Aliás, o administrador apontou baterias ao Banco de Portugal, afirmando não compreender a razão que levou a supervisão a não nomear administradores provisórios, após a carta em que Abdool Vakil confessou a existência do Banco Insular. ‘Nessa data ficam dúvidas se o Banco de Portugal não devia ter actuado’, assumiu. ‘Se calhar falhou toda a supervisão’, entre os quais os revisores de contas e auditores que analisaram as contas.

A Comissão Parlamentar deverá votar hoje o pedido de levantamento do sigilo bancário.

Fonte: Correio da Manhã de 11.02.2009

Anúncios

11/02/2009 - Posted by | Política: notícias | ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: