Livresco’s Weblog

O que vou lendo por ai…

Como falir um banco em três tempos: American Club – João Rendeiro foi o convidado do almoço mensal – Um azar nunca vem sozinho

Vinte minutos de discurso sobre a crise mundial, nem uma palavra sobre a crise do BPP, três perguntas e estava acabado o almoço mensal do American Club com o convidado João Rendeiro, ex–presidente do BPP, que ontem teve lugar no Hotel Sheraton, em Lisboa. Uma aparição dois meses depois de ter saído da ribalta, na sequência do pedido de ajuda ao Banco de Portugal e da sua saída da presidência do banco, que fundou em 1996.

Nessa altura, ia Novembro no seu fim, o dia da desgraça coincidiu com o lançamento do livro ‘João Rendeiro, Testemunho de um Banqueiro’. Ontem, a sua ida ao American Club coincidiu com a a notícia da falência da Privado Holding, que controla a totalidade do capital do BPP, e do prejuízo de 247 milhões que deixou na altura em que abandonou a presidência do banco. O discurso do banqueiro sobre a crise mundial e os negros anos que se avizinham não despertou o entusiasmo dos 70 convidados do American Clube. O que entusiasmou os jornalistas presentes foi obviamente a notícia de mais uma desgraça para os accionistas do BPP e, claro, para o próprio João Rendeiro, principal accionista do banco. Parece coincidência, pode ser azar, mas o banqueiro que se dedica às artes, à inclusão social e a diversas associações de beneficência não anda decididamente nas boas graças dos deuses. Até parece castigo.

“DEUS ABENÇOE OBAMA”

João Rendeiro, fato cinzento escuro, camisa branca e gravata preta, começou a sua intervenção com uma saudação ao novo Presidente dos EUA: “Neste dia cheio de simbolismo somos todos americanos. Deus abençoe Obama, Deus abençoe a América.” Nem esta frase provou um entusiasmo por aí além nos 70 convidados do almoço mensal do American Club. Mas não foram apenas as palavras do convidado que pesaram no ambiente da sala White Plaines do Hotel Sheraton. O almoço propriamente dito também terá deixado muito a desejar. Um creme de ervilhas com estragão e espargos, peito de frango recheado com requeijão e espinafres com batata atomatada e poejos, creme de arroz com cardamomo e sultanas e vinho Cerejeiras, branco e tinto.

PORMENORES

70 CONVIDADOS

Na sala White Plaines do Hotel Sheraton não se via uma cara conhecida do mundo dos negócios.

POUCAS PERGUNTAS

Depois de um discurso de vinte minutos, sem novidades, só três pessoas colocaram questões.

LRIVOS INTERESSANTES

À entrada da sala White Plaines estavam à venda dois livros: o de Rendeiro e ‘Terramoto no BCP’.

PEDRO PASSOS COELHO

O clube de homens e mulheres de negócios, fundado em 1947, vai ter Passos Coelho em Fevereiro.

Fonte: Correio da Manhã de 21.01.2009

Anúncios

21/01/2009 - Posted by | Política: notícias | ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: