Livresco’s Weblog

O que vou lendo por ai…

EUA: Efeitos da fraude de 50 mil milhões de dólares têm extensões na banca – Clientes do Totta têm 16 milhões no Madoff

Os reguladores nacionais estão preocupados com a dimensão da fraudulenta pirâmide financeira criada pelo ex-líder do Nasdaq, Bernard Madoff, por isso estão a analisar a exposição do sistema nacional aos fundos de alto risco vendidos pelo corretor.

A Comissão do Marcado de Valores Mobiliários (CMVM) está a fazer ‘um levantamento detalhado das exposições dos fundos portugueses e também das gestoras de activos’. fonte da instituição adiantou que a CMVM ‘está a contactar cada uma das sociedades’ para identificar eventuais efeitos directos ou indirectos. Já o Banco de Portugal ‘está a proceder a averiguações no sentido de apurar qual o grau de exposição do sistema bancário’.

Dos maiores bancos a operar em Portugal, apenas o Santander Totta tem valores de clientes investidos em activos vendidos pela Madoff, mas sublinha que ‘a exposição total de clientes é pouco relevante’. Segundo fonte da instituição, o valor é ‘inferior a 0,4% do total dos activos geridos por sociedades do Grupo Santander Totta, isto é, cerca de 16 milhões de euros’. Em Espanha, o Santander admitiu ter investido cerca de 2,3 mil milhões de euros nos fundos de alto risco em nome dos seus clientes.

O Millennium BCP garante não ter ‘nenhuma exposição, nem directa, nem indirecta’ aos fundos, tal como o Banif, o Banco Popular de Portugal e o BPI. Ao que o CM apurou, a CGD também não tem qualquer exposição. Até à hora de fecho da edição, BES e BPN não confirmaram se têm investimentos expostos aos activos Madoff.

HOLLYWOOD NÃO ESCAPA À FRAUDE

O esquema fraudulento montado pelo ex-presidente do Nasdaq enganou pessoas como o realizador Steven Spielberg e Elie Wiesel, um judeu que sobreviveu ao Holocausto e fez uma fortuna nos Estados Unidos, perdendo-a às mãos de Madoff.

As instituições de caridade de Spielberg investiram no passado avultadas somas nos fundos Madoff e estão agora a avaliar os prejuízos. A Fundação Elie Wiesel para a Humanidade foi uma das principais vítimas da megafraude. Elie Wiesel, dos mais ilustres membros da comunidade judaica nos EUA, é autor de 57 livros, a maioria dos quais sobre os seus dias nos campos de concentração nazi, e recebeu o prémio Nobel da Paz em 1986.

A maioria dos investidores da Madoff eram de Palm Springs, uma das zonas mais ricas da Califórnia. Muitos empresários chegavam mesmo a pagar as quotas do Clube de Campo de Palm Springs durante um ano só para serem apresentados a Madoff.

PORMENORES

INVESTIGAÇÃO

As autoridades norte-americanas realizaram há 16 anos uma investigação à gestão de Bernard Madoff depois de sucessivos alertas para ilegalidades. No entanto, nunca encontrou nada.

BENS CONGELADOS

Por decisão do tribunal norte-americano, todos os bens do antigo presidente do Nasdaq estão congelados.

FIANÇA DE MILHÕES

Madoff teve de pagar dez milhões de dólares de fiança para sair da prisão. Vai ter agora de comparecer sexta-feira perante um juiz federal.

BANCA AFECTADA AO NÍVEL MUNDIAL PELO ‘ESQUEMA’

Algumas das maiores instituições bancárias mundiais confirmaram ontem ter feito investimentos nos activos vendidos pela sociedade de Bernard Madoff, acumulando perdas de milhares de milhões de dólares. Só na Suíça, as perdas ultrapassam os 4,2 mil milhões de dólares. O banco britânico HSBC e o Royal Bank of Scotland estão na larga lista de alegadas vítimas do investidor, tal como o francês BNP Paribas, o espanhol Santander e o gigante nipónico Nomura. A maioria aponta o dedo à regulação do mercado norte-americano. ‘Este é provavelmente o maior escândalo financeiro na histórica dos mercados’, confidenciou um investidor nos activos Madoff.

Fonte: Correio da Manhã

Advertisements

16/12/2008 - Posted by | Política: notícias | ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: