Livresco’s Weblog

O que vou lendo por ai…

Verdade seja dita que o Constâncio não serve para nada…: Armando Esteves Pereira – A factura de Constâncio

A actuação do Banco de Portugal no caso BPN foi, no mínimo, deficiente. A entidade supervisora parece ter sido a última a saber do descalabro do banco. E havia sinais públicos evidentes de que muita coisa ia mal no reino de Oliveira e Costa, a começar pelo modelo de governação que confundia a holding SLN com o banco.

Mas o governador não está a ser alvo de críticas apenas pelos erros e omissões na supervisão, que já tinham sido notórios nos casos do BCP. Constâncio está também a pagar politicamente o facto de ter feito o papel de notário das contas do défice herdado por José Sócrates, os tais 6,83%. Não é por acaso que Paulo Portas e Bagão Félix foram os primeiros a pedir a cabeça do governador. O relatório deu a caução a Sócrates para todas as medidas impopulares. Se hoje fosse feito um relatório com a mesma metodologia os números talvez não fossem muito diferentes, apesar do trabalho meritório do actual ministro das Finanças.

No entanto, culpar Constâncio pelos casos de polícia do BPN é algo perverso. Não é ele o culpado da má gestão. O problema é que o modelo de supervisão bancária acredita que os banqueiros dizem sempre a verdade e só a verdade. Mas na prática corrente há banqueiros que perguntam como Pilatos “O que é a verdade?”

LINK

Anúncios

08/11/2008 - Posted by | Uncategorized | , , ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: