Livresco’s Weblog

O que vou lendo por ai…

BPN usado para lavar dinheiro

A informação sobre uma “operação clandestina”, como lhe chamou ontem Vítor Constâncio, apanhada há meses pelos investigadores da ‘Operação Furacão’, deu um golpe mortal no BPN e apressou a nacionalização quando a situação deste banco se fragilizou nos últimos dias. O Ministério Público detectou uma operação de centenas de milhões de euros sem qualquer suporte contabilístico num balcão virtual do Banco Insular de Cabo Verde, que gerou um elevadíssimo valor incobrável.

O CM sabe que estes factos constam da queixa que Miguel Cadilhe entregou ao Ministério Público, junto com documentos a indiciar uma fraude gigantesca no BPN.

O Governo anunciou ontem a nacionalização do banco e a Polícia Judiciária prepara-se para dar início a uma investigação de contornos inéditos. Procurara-se pelos menos 700 milhões, que poderão ter sido desviados na sequência de operações financeiras duvidosas. Há três ex-administradores ligados à gestão do ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, dos governos de Cavaco Silva, que foram denunciados pelo actual presidente da Sociedade Lusa de Negócios, a holding detentora do BPN, e que poderão ser acusados de branqueamento de capitais, gestão danosa e de fraude. Os documentos reunidos por Cadilhe estão neste momento a ser analisados pelos magistrados para serem delimitados os factos com relevância criminal a investigar. O processo será enviado nos próximos dias para a PJ. Um elemento da Direcção Central de Combate à Criminalidade Económica e Financeira esteve presente no encontro com Miguel Cadilhe e já foram desencadeadas as primeiras diligências.

A ‘Operação Furacão’, desencadeada em 2005, levou o Ministério Público às instalações do BPN. Foram detectados esquemas de branqueamento de capitais que funcionavam com recurso a off-shores, mas só agora, realizada a auditoria da SLN, as autoridades perceberam a verdadeira dimensão do problema. Há situações de créditos não reconhecidos e transferência de perdas do BPN para offshores, entre outras situações ilícitas.

NOVOS ADMINISTRADORES

Norberto Rosa e Pedro Cardoso, administradores da Caixa Geral de Depósitos, vão fazer parte da administração do BPN. Os novos administradores da instituição financeira a nacionalizar, com plenos poderes, vão trabalhar com a equipa dirigida por Miguel Cadilhe, na qual Vítor Constâncio tem ‘confiança’.

MEDIDA

Tal como o ‘CM’ noticiou dia 5 de Outubro, entre as medidas previstas pelo Governo para intervir no sector financeiro estava a nacionalização dos bancos em situações mais complicadas.

BANCOS RECUSARAM EMPRESTAR MAIS

A intervenção do Estado no BPN surge após a Caixa Geral de Depósitos (CGD) ter emprestado 200 milhões de euros com base na garantia dada em ‘activos extravagantes’ (no valor de 450 milhões). Após este empréstimos, o BPN pediu mais 200 milhões de euros, que sairiam de um sindicato bancário constituído pelo BES, BPI, Millennium e Banif. Este empréstimo não se concretizou uma vez que os bancos se recusaram a realizar a operação, argumentando que a tranche de cem milhões do aumento de capital prevista para Outubro não fora subscrita pelos accionistas do BPN.

CONTINUA: LINK

06/11/2008 - Posted by | Uncategorized | , ,

1 Comentário »

  1. Sobre o assunto em epígrafe, de onde consta o escândalo do BPN, e sobre o qual se tem omitido a aquisicão de uma coleccão de “arqueologia”, pela anterior direccão desse banco, pela quantia de cinco milhões de euros, recomenda-se a sua consulta no Fórum Arqueologia, na seccão Conversa Geral, nos tópicos em discussão na actualidade, “Contrafaccão e contrabando de objectos ditos arqueológicos”; “Década de noventa – época de vandalismo e saques organizados”; e “Polícia espanhola”.

    Atenciosamente os nossos cumprimentos.

    Comentar por Per Jörgensen | 13/11/2008 | Responder


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: