Livresco’s Weblog

O que vou lendo por ai…

Comissões ilegais a gestores do BPN

Os ex-gestores do BPN que estão a ser investigados pelo Ministério Público são suspeitos de ter recebido comissões ilegais em negócios imobiliários que aceleraram a descapitalização do banco. O CM sabe que são vários os negócios sob suspeita que estão a ser analisados pelo Departamento Central de Investigaçãoe Acção Penal (DCIAP): compra de hotéis, terrenos e outros imóveis no Algarve, Costa de Caparica e em outros pontos do País. Na participaçãodo governador do Banco de Portugal ao Ministério Público são apontadosfactos, nomes dos gestores envolvidos em negócios e disponibilizados documentos.

No essencial, foram feitas aquisições por particulares, accionistas do BPN ou pessoas próximas destes, que viram o seu valor inflacionado e depois comprado pelo triplo do preço. Em alguns casos, sobretudo terrenos, foi registado um real aumento de valor do bem por decisões de serviços camarários que lhes atribuíram edificabilidade. Nestes casos, podem vir a ser abertos inquéritos por eventual corrupção de funcionário. Noutras situações, porém, verificaram-se valorizações artificiais e especulativas que serviram apenas para criar fluxos de dinheiro artificiais e pagar comissões de milhões de euros a ex-gestores ou mesmo a accionistas.

Um dos negócios que está a merecer particular interesse é a compra do Hotel da Costa de Caparica. Uma unidade hoteleira com 353 quartos, 13 dos quais são suites. A razão de ser desta aquisição nunca foi explicada aos accionistas do banco, assim como o real valor da compra. Curiosamente, este mesmo hotel foi incluído pela administração liderada por Miguel Cadilhe nos activos a alienar na tentativa de salvar o banco. O preço de venda foi fixado em 4,8 milhões de euros.

CHUMBADA INQUIRIÇÃO A DIAS LOUREIRO

A Oposição não se opunha à proposta do Bloco de Esquerda para ouvir o ex-dirigentes do BPN, mas o PS votou contra o requerimento do BE na Comissão Parlamentar de Economia e Finanças. Na lista de audições propostas estavam Dias Loureiro e José Oliveira e Costa.

O PS advogou que, primeiro, é preciso ouvir o governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio. A sua audição, proposta pelo CDS e aprovada por unanimidade, acontecerá na próxima semana. Os socialistas defenderam que não se pode elencar personalidades sem perceber se colidem com investigações. O BE pediu também a audição de Abdool Vakil, Rui Machete e Miguel Cadilhe.

ESTADO JÁ INJECTOU 435 MILHÕES DE EUROS

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, divulgou ontem no Parlamento que o Banco de Portugal e a Caixa Geral de Depósitos já fizeram uma “injecção de liquidez” de 435 milhões de euros no Banco Português de Negócios.

O debate parlamentar foi sobretudo em torno da lei de nacionalizações, proposta pelo Governo. Em causa estava a hipótese de nacionalizar sem passar pelo Parlamento. O texto previa, num anexo, que fosse possível nacionalizar através de decreto regulamentar. Ao fim do dia, o PS propunha um conjunto de alterações como a expressão para “decreto-lei”, salvaguardando parte da polémica. O CDS foi o primeiro a atacar, seguido do PSD, que criticou a tentativa de governamentalização. Hoje são votadas as propostas.

FRASES

“Alan Greenspan, ex–presidente da Reserva Federal dos EUA, teve a humildade de reconhecer que errou. Aqui não há culpados.”

“São todos amigos e compinchas. Dos tecnocratas aos comentadores, que durante anos nos impingiram a infalibilidade do mercado e as delícias do pensamento único.”

“Aqui, como na máfia, parece vigorar a lei do silêncio, a ‘omertá’.”

Manuel Alegre Deputado do PS sobre o caso BPN

(no site http://www.manuelalegre.com)
Eduardo Dâmaso / C.R.

LINK

Anúncios

05/11/2008 - Posted by | Uncategorized | ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: