Livresco’s Weblog

O que vou lendo por ai…

O neoliberalismo e o pensamento único no seu esplendor…: Banqueiros espanhóis pediram 100 mil milhões de euros ao governo

A banca espanhola pediu esta semana ao primeiro-ministro uma injecção de 100 mil milhões de euros para responder ao problema de liquidez e responder à dívida que se vence até finais de 2009, revela hoje a imprensa espanhola.

O pedido foi formulado por responsáveis de bancos e caixas de aforro que se reuniram na segunda-feira com o primeiro-ministro, José Luís Rodríguez Zapatero, a quem informaram de que a dívida que se vence até ao final do próximo ano ascende a 94 mil milhões de euros.

Nesse encontro, e segundo o jornal ABC, os banqueiros informaram que a banca espanhola serve de intermediário para a injecção anual de 100 mil milhões de euros (10 por cento do PIB) através de empréstimos ao exterior.

Isso leva a que as caixas de aforro tenham dívidas que se vencem até Dezembro no valor de 11,4 mil milhões de euros e outras que se vencem em 2009 no valor de 25,4 mil milhões.

Os bancos têm dívidas de 11 mil milhões de euros a pagar este ano e outras que se vencem em 2009 no valor de 46,3 mil milhões.

Recorde-se que depois dessa reunião o primeiro-ministro espanhol anunciou a criação de um fundo de apoio ao crédito de 30 mil milhões de euros, ampliável até 50 mil milhões de euros.

Com base em dados do Banco de Espanha, esse fundo seria suficiente para três meses com base no padrão de pedidos de crédito de empresas e particulares em Espanha.

Zapatero pediu já o apoio “sem condições” do maior partido da oposição, o PP, para aprovar esse fundo que deverá ser formalmente decidido na reunião de Conselho de Ministros de sexta-feira.

LINK

09/10/2008 - Posted by | Política: notícias |

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: