Livresco’s Weblog

O que vou lendo por ai…

É só corrupção! – ainda eles querem a municipalização da educação…: Hospital da Póvoa aluga os mesmos médicos

Fornecimento de clínicos gerais por empresa privada muda de nome

O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde continua a contratar os mesmos médicos que eram fornecidos pela empresa de que é sócio o presidente da Administração, apesar do anunciado fim do contrato.

Informações recolhidas pelo “Jornal de Notícias” permitem concluir que a vintena de médicos que a GPA, Prestação de Serviços de Saúde colocava à disposição do CHPV/VC é a mesma que continua a ser contratada e que o elemento de contacto para o preenchimento de vagas por clínicos externos é o mesmo, apesar de o presidente do Conselho de Administração, Gaspar Pais, ter afirmado ao JN (edição do dia 18) que a posição contratual foi cedida a outra empresa.

Recorde-se que Gaspar Pais, um administrador hospitalar com uma década de carreira no sector público, possui metade do capital da GPA, que coloca médicos em vários hospitais públicos do Norte e teve como primeiro cliente, em 2003, o Hospital da Póvoa de Varzim, que mantinha à data da sua posse, no dia 1 deste mês.

Aquela acumulação é criticada pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Ordem do Médicos e Federação Nacional dos Médicos, tendo dado origem à abertura de uma averiguação pela Inspecção-Geral das Actividades de Saúde.

Assegurando ao JN que, por razões de princípio, a GPA não presta serviços a hospitais cuja administração integre, Gaspar Pais disse na altura que fez cessar o contrato logo no dia da sua posse no CHPV/VC, tendo sido cedida a posição contratual à Gestau.

No entanto, a denominação social não consta do Portal da Justiça nem se conhece qualquer contacto telefónico, enquanto médicos do CHPV/VC disseram ao JN que o número de telemóvel conhecido para a requisição de clínicos externos continua a ser o do gerente da GPA, Pedro Osório.

Por outro lado, cópias de mapas de turnos de clínica geral na urgência do CHPV/VC a que o JN teve acesso, relativos aos períodos de 1 a 7 de Setembro, 8 a 14 e 15 a 21 do mesmo mês mantém inalterável o conjunto de médicos ali colocados.

A única alteração nos documentos está na referência à denominação da empresa – GPA no mapa assinado em 1 de Setembro, o dia em que Gaspar Pais afirma ter feito cessar a prestação dos serviços por esta, e Gestsau nos mapas seguintes – nos campos que não seria possível conhecer os nomes dos clínicos a designar.

Apesar das tentativas feitas pelo JN anteontem e ontem, não conseguimos chegar à fala com Pedro Osório. Diligências idênticas através dos telemóvel do presidente do CA, assim como do director clínico do Centro Hospitalar, Gil da Costa, também não lograram melhores resultados.

Procurando alargar as fontes de informação, o JN confirmou junto da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) que o CHPV/VC não tem actualizado o registo de profissionais de saúde ao seu serviço, pelo que não é possível confirmar por esta via se o conjunto de médicos se mantém inalterável.

No entanto, o vogal do Conselho Directivo da ERS Joaquim Brandão reconheceu que a a maioria dos estabelecimentos de saúde – públicos e privados – não actualizou essa informação, desde o seu registo em 2006, apesar de estarem obrigados a fazê-lo mensalmente.

Na sequência da nossa diligência, a ERS deverá oficiar, nos próximos dias, os estabelecimentos públicos e privados de cuidados de saúde para que actualizem as listagens de profissionais que neles prestam serviço, mesmo que não pertençam aos seus quadros.

LINK

Anúncios

28/09/2008 - Posted by | Política: notícias | ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: