Livresco’s Weblog

O que vou lendo por ai…

Pacheco Pereira atira-se ao jornalismo da RTP

Polémica. O social-democrata ataca, mais uma vez, o jornalismo feito pela RTP, acusando-o de servir os interesses do Governo de José Sócrates. O comentador da ‘Quadratura do Círculo’, na SIC Notícias, considera as peças da estação pública uma vergonhosa propaganda e que a ERC fecha os olhos
José Pacheco Pereira volta a atacar o jornalismo da RTP, acusando-o de servilismo em relação ao Governo, desta vez por causa do tratamento informativo dado à entrega de computadores Magalhães nas escolas. Mas a querela não é nova. Aliás, o social-democrata tem falado reiteradamente neste assunto no programa onde é comentador, no Quadratura do Círculo, transmitido na SIC Notícias. Só que, desta vez, o tom é mais forte, e lançou ainda um repto, desafiando os jornalistas da RTP a um debate com ele próprio.

“Mais uma escandalosa sessão de propaganda, com um longo tempo de antena do primeiro-ministro, está em curso no noticiário das 13.00 da RTP a pretexto do [computador] Magalhães (“o primeiro portátil inteiramente português é produzido em Matosinhos” mente o oráculo). A RTP perdeu toda a vergonha e a ERC, que fecha os olhos a esta completa ausência de jornalismo substituído por favores políticos, também”, começa o texto de Pacheco Pereira no seu blogue Abrupto (http/abrupto.blogspot.com).

No final do texto, Pacheco Pereira faz ainda um apelo aos políticos e um lança repto aos jornalistas da estação pública: “Neste momento o descaramento destes noticiários da RTP é tal, que justificava medidas quer da oposição, quer do Presidente (de forma discreta aliás), já que aqui a regulação não nos defende. Aliás, o PS não se queixa de falta de regulação. Se a RTP tiver coragem e os jornalistas que fazem estes noticiários também, desafio-os para um debate público (porque não na RTP?), com passagem das peças antes, para todos poderem ver. Venham cá explicar-nos onde está o jornalismo, a ‘edição’, a distanciação, o afastamento do discurso do poder nestes noticiários. Venham”.

O director de informação da RTP, José Alberto Carvalho, respondeu à Lusa: “Cada vez que o dr. Pacheco Pereira fala sobre a RTP parece estar a fazer política. A RTP recusa entrar em debate sobre política com o dr. Pacheco Pereira ou seja com quem for”. E acrescentou: “Já tenho 13 entidades às quais respondo. Não há redacção no País mais escrutinada do que a da RTP”.

Quem também respondeu a Pacheco Pereira foi o presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), José Azeredo Lopes. “A ERC não é regulável de fora. A ERC tem tempos de decisão que não flutuam ao sabor da opinião pública. A ERC não pode decidir ao ritmo imediatista de Pacheco Pereira. E digo isto com todo o respeito que tenho por ele. Aliás, já aconteceu uma vez, a ERC dar seguimento a uma queixa que ele fez sobre um noticiário da RTP. Pacheco Pereira pode ir ao nosso site e formalizar uma queixa através de um formulário”, explicou.

LINK

Anúncios

25/09/2008 - Posted by | Política: artigos de opinião | ,

1 Comentário »

  1. ai mas que lindo post sr pacheco pereira que mete o edgar allan poe e tudo ai ai.: Pois pois , o pior é se .

    http://bit.ly/8Y945a

    Comentar por Maria** | 09/02/2010 | Responder


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: