Livresco’s Weblog

O que vou lendo por ai…

América socialista

George W. Bush já nacionalizou mais bancos do que Vasco Gonçalves durante o PREC português. Washington tem mesmo o recorde mundial de nacionalizações financeiras.

Os custos envolvidos apenas na salivação dos dois gigantes imobiliários Fannie Mae e Freddie Mac e na seguradora AIG são quase equivalentes a dois anos de riqueza gerada em Portugal. Mas para tentar debelar a crise, o Tio Sam vai mais longe e prepara uma operação de compra pública do ‘crédito tóxico’.

Esta crise, que dura há quase 14 meses, chegou a limites inimagináveis e não se sabe como vai parar. A culpa foi da ganância de gestores financeiros pagos a peso de ouro que fizeram fortuna a vender gato por lebre. Emprestaram dinheiro a pessoas que não podiam pagá-lo e conseguiram transformar esse embuste num sofisticado produto financeiro.

– Como explica o famoso artigo do crédito ninja, os bancos emprestaram dinheiro a pessoas ‘no income, no jobs, no assets’ (sem rendimentos, sem trabalho e sem bens). Quando rebentou a bolha imobiliária na América deixaram de pagar a casa. Os bancos ficaram com hipotecas sem valor e o Mundo sofreu.

– O dinheiro é um bem cada vez mais escasso e mais caro. No crédito à habitação já há juros reais de 6%. Para quem tem poupanças o melhor é amortizar o empréstimo.

LINK

Anúncios

21/09/2008 - Posted by | Política: artigos de opinião |

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: