Livresco’s Weblog

O que vou lendo por ai…

Apesar de “alguns defeitos” – é por isso que “adoro” os Estados Unidos da América: é o país das oportunidades e onde se pode sonhar!

PÚBLICO: Lopez Lomong, de refugiado sudanês a porta-estandarte dos EUA

Foi raptado por milícias Janjawid aos seis anos, viveu até aos 16 como refugiado, ontem liderou os EUA no desfile inaugural em Pequim

Desde Los Angeles em 1984, os EUA são invariavelmente os grandes dominadores do Jogos Olímpicos. Em Pequim apresentam-se uma vez mais com inúmeras estrelas desportivas, favoritas às medalhas. Ontem, no entanto, coube a um atleta ex-universitário e de origem sudanesa, Lopez Lomong, que vai competir nos 1500 metros, ser o seu porta-estandarte.
A escolha de Lomong, 23 anos, para liderar a comitiva norte-americana no desfile inaugural reconhece o seu extraordinário e improvável trajecto, mas constitui também, inevitavelmente, uma mensagem política para a China, detentora de relações comerciais privilegiadas com o Sudão, país onde o conflito do Darfur já fez, segundo a ONU, mais de 300 mil mortos e 2,2 milhões de deslocados.
Lomong é uma antiga vítima desde conflito. Ele era “o miúdo mais feliz” do Sudão (“Tínhamos comida, corríamos, brincávamos”) até ser raptado aos seis anos, em 1991, por milícias Janjawid; conseguiu fugir, caminhou durante três dias até chegar ao Quénia, onde viveu 10 anos num campo de refugiados, sem voltar a ver os pais e os irmãos.
Com 16 anos, ao abrigo de um programa da ONU designado Rapazes Perdidos do Sudão, foi morar para Tully, Nova Iorque, junto de uma família da classe média alta. Os seus dotes para o atletismo rapidamente se fizeram notados e tornou-se uma estrela da Universidade de Northern Arizona, que representou até 2007 antes de se tornar profissional. “É um sonho concretizado. Há sete anos, não me podia imaginar a correr pelos EUA nos Jogos Olímpicos, e, vejam, aconteceu.”
Sobre a crise do Darfur, nem uma palavra, ontem, na conferência de imprensa: “Não vim em representação de um Governo. Só espero estar aqui para inspirar outros miúdos.”

LINK

09/08/2008 - Posted by | Política: artigos de opinião | , , ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: