Livresco’s Weblog

O que vou lendo por ai…

Pássaros guiam cegos no metro

00h00m

liliana gonçalves

A ACAPO, a Empresa do Metro do Porto e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto criaram um sistema de navegação acústica no metro (NAVMETRO), com o intuito de facilitar o acesso dos invisuais à rede.

O sistema foi testado ontem. João Fernandes, formador na Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), invisual, experimentou o NAVMETRO, na maior estação da rede: Trindade, no centro do Porto. “Este projecto permite autonomia aos invisuais. Aumenta e melhora a nossa auto-estima, pois não nos torna tão dependentes”, refere João Fernandes, contando que, em experiências anteriores, invisuais menos experientes na rua só demoraram mais 15 segundos do que ele a concluir o teste.

Depois de um registo na loja do andante, qualquer invisual pode usufruir de um número gratuito para se deslocar dentro da estação de metro. Depois de ligar para esse número, uma base de dados irá expor as várias opções disponíveis. Se, por exemplo, o invisual chega à estação de metro já com bilhete e deseja validá-lo, basta escolher essa opção. O sistema é activado e produz o som de pássaros, para que o invisual se dirija à máquina de validação.

“Temos uma vasta biblioteca de sons, mas escolhemos o som de passarinhos porque é agradável e funcional e não incomoda as restantes pessoas”, explica Diamantino Freitas, da FEUP, responsável pela equipa técnica.

“Encaminhamento” é o nome deste sistema. Traduzido à letra, é mesmo isso que faz. Encaminha o invisual para onde quiser, dentro da estação de metro, através de sons auxiliares.

Mariana Rocha, vice presidente da ACAPO, também esteve presente no teste de ontem e reconheceu que o sistema tem muita potencialidade.

A equipa que desenvolveu o sistema já foi a Lisboa, a convite da Fundação Gulbenkian, para a fazer apresentação do projecto, que poderá vir a ser utilizado, também, em edifícios públicos.

“Este projecto pode ser aplicado noutras instituições, como nas Finanças ou até num museu”, sublinha Manuel Paulo Teixeira, arquitecto e responsável técnico da Empresa do Metro do Porto.

De acordo com as informações prestadas ao JN, o sistema de navegação acústica no metro deverá começar a funcionar em pleno ainda durante este ano.

LINK

Anúncios

01/07/2008 - Posted by | Necessidades Educativas Especiais | ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: