Livresco’s Weblog

O que vou lendo por ai…

Falta de apoio a crianças com défice de atenção

Os pediatras que acompanham as crianças que sofrem de síndroma de défice de atenção lamentam a falta de apoios do Estado aos portadores do distúrbio.
As críticas foram feitas ontem num simpósio que teve lugar em Braga. Os clínicos queixam-se ainda da ausência de estudos que permitam conhecer os números da prevalência da doença em Portugal.

“O Estado não olha para as crianças com défice de atenção”, acusa Miguel Palha, pediatra do desenvolvimento.
O médico afirma que não é dado “nenhum apoio aos centros de desenvolvimento que trabalham com as crianças” e lamenta que o papel do Estado se limite à comparticipação dada aos medicamentos.
Também a directora do Centro de Desenvolvimento Infantil de Braga, Ana Sofia Branco, alinha pela mesma crítica: “Os apoios são cada vez mais escassos.” A pediatra espera, no entanto, que seja possível alargar no curto prazo os apoios educativos a todas as crianças com dificuldades de aprendizagem.
O síndroma de défice de atenção está associado à hiperactividade, mas pode também estar relacionado com patologias como a dislexia e a ansiedade. As crianças que sofrem desta doença são tidas como “cabeças na lua” e “alunos que não prestam atenção a nada”. Na prática acontece “exactamente o contrário”, esclarece Gabriela Pereira, pediatra do Hospital de São Marcos: “Eles prestam atenção a tudo, mas não conseguem focar-se em nenhum dos estímulos”.
Os clínicos lamentam que em Portugal não se estude o tema, mas investigações análogas realizadas noutros países apontam para que cinco a sete por cento da população em idade escolar sofra de défice de atenção associado à hiperactividade. A prevalência sobe para dez por cento quando consideradas as outras patologias. As consequências para as crianças sentem-se sobretudo a nível académico, com taxas de insucesso escolar altas, mas também nas dificuldades observadas em termos de integração e socialização.

LINK

Anúncios

14/06/2008 - Posted by | Necessidades Educativas Especiais |

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: