Livresco’s Weblog

O que vou lendo por ai…

COMPRA-SE PAZ SOCIAL

João Miranda

investigador em biotecnologia
jmirandadn@gmail.com

A economia portuguesa é uma economia mista. Não é nem uma economia de mercado nem uma economia em que o Estado controla todos os meios de produção. É uma mistura dos dois sistemas. O sector privado entrelaça-se com o sector público. O Governo controla o sector privado através das participações directas e indirectas em empresas públicas e semipúblicas, da carga fiscal, da regulamentação, das concessões, dos subsídios e dos concursos públicos. O sector privado influencia o Governo através da interferência na luta política e da colocação de homens de confiança em posições-chave.

Numa economia mista, os agentes económicos têm duas formas de competir. Ou adoptam uma perspectiva de mercado e especializam- -se em servir os seus clientes ou adoptam uma perspectiva política e especializam-se na pressão política sobre o Governo. Os empresários do sector dos transportes optaram pela pressão política. Perceberam que bloquear estradas é uma actividade muito mais rentável do que transportar mercadorias para os seus clientes. Perceberam que o empreendedorismo político é muito mais rentável que o empreendedorismo económico. Enquanto empresários mostraram sentido de oportunidade e capacidade de organização.

Os empresários dos transportes descobriram um cliente político interessado nos seus serviços. O Governo está interessado em comprar a chamada “paz social”. Mas, mais importante, descobriram um cliente com meios para pagar o serviço. As transportadoras descobriram o melhor de todos os clientes. Descobriram um cliente que pode dar o que não é seu. O Governo compra “paz social” com o dinheiro dos contribuintes. É sabido que quem faz compras com o dinheiro dos outros tende a gastar mais do que o necessário. Os empresários dos transportes conseguiram vender a “paz social” por um bom preço. Mas a oportunidade não se esgotou. O Governo continua disposto a comprar “paz social”. Quem quer vender? Faltam 15 meses para as eleições.

14/06/2008 - Posted by | Política: artigos de opinião | ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: